terça-feira, 28 de outubro de 2008

É BOM SER LIMITADO (Êx 3,1 - 4,17)

Estava refletindo sobre a história do primeiro encontro de Moisés com o Senhor e algo me chamou a atenção. O Senhor apareceu a Moisés em uma sarça que ardia mais não se consumia, um simples exemplo do poder de Deus. E o que mais Deus era capaz? O Senhor mandou Moisés jogar a vara no chão e ela se transformou em serpente. Depois, à mando do Senhor, Moisés pegou na serpente e ela se transformou em vara novamente.
O que mais Deus pode fazer? Moisés colocou a mão no peito e de repente ela estava coberta de lepra, em seguida colocou-a novamente no peito e ela ficou curada. Assim Moisés se convenceu do poder de Deus e que não devia ter medo de enfrentar o faraó.
Foi então que Moisés se lembrou que era gago, "mais não tem problema nenhum", deve ter pensado ele, "certamente o Senhor vai curar minha gagueira e minha voz ficará linda e forte". Realmente, para um Deus capaz de transformar uma vara em serpente, curar uma gagueira seria "fichinha".
O engraçado é que Deus não quis curar a gagueira do pobre Moisés e propôs uma outra idéia. Em vez de curar a gagueira apresentou Aarão como companheiro de Moisés para ajudá-lo a falar. A limitação de Moisés fez com que ele não trabalhasse sozinho, afinal de contas, duas cabeças pensam e falam melhor que uma.
O Senhor ilimitado quis precisar de nós, por suas vez, nós, que somos limitadíssimos, não queremos precisar dos outros, queremos ser auto-suficientes.
Não importa qual seja sua limitação, louve a Deus por ela, pois é ela que te faz caminhar em direção ao outro. Algumas vezes pediremos a cura e Deus nos fará ver que a cura não está em algo fabuloso, e sim, que a cura está no irmão.
De seu irmão em Cristo,
André Luiz Oliveira dos Santos

Nenhum comentário: